Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz

ASSOCIAÇÃO LÊDA MASCARENHAS DE QUEIROZ    

PESQUISE NO SITE

 

FATOS & IDEIAS

Projeto Ballet resgata auto-estima e sonhos perdidos

Postado em 20/09/2016

Por Sandra Perruci

É segunda-feira, início da noite. Ana chega tranquila à Unidade Municipal de Educação dos  Andradas, escola no coração do bairro Aparecida, na cidade de Santos, cercada por conjuntos habitacionais, conhecidos como BNH. Ela sobe devagar as escadas até o segundo andar, com cuidado para não desmanchar o cabelo, alinhado com um lindo coque. Ela já está quase pronta com cores rosas cintilantes.

A poucos metros da escada uma porta se abre e ela sorri em meio à luz, aos espelhos e agitação da sala. É hora do ballet. Mas nem sempre foi assim.

Ana, cujo nome verdadeiro foi preservado, tem só sete anos e passa por acompanhamento psicológico depois de ter sido rejeitada pela mãe. Vivia triste, introspectiva e encontrou no ballet o instrumento perfeito para resgatar a auto-estima e descobrir um mundo novo. Mora com a avó paterna que está sempre junto nas aulas e é uma forte incentivadora.

Aninha é uma das meninas assistidas pelo Projeto Ballet, desenvolvido pela União de Amparo a Comunidade de Escolas Públicas - UACEP na comunidade do bairro da Aparecida. O projeto tem a parceria da Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz. Em agosto a Associação se engajou na campanha para melhorar a estrutura física da sala de aula que recebeu espelhos, barras entre outros equipamentos.

Este trabalho busca ampliar o conhecimento e formação, introduzindo temas que são importantes para o desenvolvimento das crianças e o fortalecimento das famílias, esclarece a vice-presidente da Associação, Adriana Jandelli.  Segundo Adriana, o ballet levou as duas entidades a se unirem em outras parcerias positivas que têm tocado vidas.

Para que Ana e outras meninas possam desfrutar das aulas de ballet que ocorrem dentro da escola municipal, a Prefeitura cedeu um espaço que foi adaptado com a ajuda de apoiadores. O projeto tem contribuído significativamente para mudar a vida dessas crianças, explica a professora e bailarina Luane Diniz. "O ballet é poderoso instrumento do desenvolvimento da criança e a disciplina que ele exige auxilia na formação da primeira infância".

Disciplina e foco

O ballet também aquece a determinação e por ela Laura, de oito anos, tem enfrentado o drama da separação dos pais. Vivendo em meio ao conflito de adultos que não se falam, Laura conta com o apoio do pai para participar do projeto. Ele compra as roupas, acompanha nas aulas e ela se arruma sozinha, sempre dizendo que sonha em ser bailarina. "Ele é um grande parceiro", conta a professora que lamenta o não envolvimento da mãe.

Depois de meses no projeto, a pequena Laura se mostra mais segura e focada para as aulas e menos ressentida com a ausência materna.

Muitas meninas chegam ao ballet retraídas, às vezes muito agitadas e, principalmente, com baixa-estima. Crianças de variadas idades, mas com histórias semelhantes de desestrutura familiar, abuso e abandono. "Precisamos acompanhar o tempo delas, mas nosso trabalho é romper com este desequilíbrio e resgatar o brilho por meio da dança", diz Luane. 

Bastam alguns minutos observando a aula para perceber quantos brilhos voltaram. Concentradas, entre um intervalo e outro, elas conversam animadas e olham todo tempo para o espelho à procura de algo fora do lugar. Parecem buscar resgatar algo perdido ou apreciar um novo sorriso que surge. Sapatilhas alinhadas, cabelo impecável e sonhos refeitos elas se posicionam. O espetáculo vai começar.

 

 

  • Compete ao poder público<br> garantir a dignidade da<br> pessoa com deficiência ao<br> longo de toda a vida.
  • É proibido qualquer trabalho<br> a menores de 16 anos de<br> idade, salvo na condição de aprendiz.
  • A criança e o adolescente têm<br> assegurado acesso à escola pública<br> e gratuita próxima de sua residência.
  • Toda criança tem direito a<br> ser protegida contra o<br> abandono e a exploração<br> no trabalho.
  • É vedada a discriminação do idoso<br> nos planos de saúde pela<br> cobrança de valores diferenciados<br> em razão da idade.
  • A violência doméstica e familiar<br> contra a mulher constitui uma das<br> formas de violação dos direitos humanos.
  • Ao idoso internado ou em<br> observação é assegurado o<br> direito a acompanhante.
  • A Lei nº 11.438/06 estabelece<br> benefícios fiscais para estímulo<br> ao desenvolvimento do esporte.
  • É obrigação do Estado<br> garantir à pessoa idosa a<br> proteção à vida e à saúde.
  • O Estado protegerá as manifestações<br> das culturas populares, indígenas<br> e afro-brasileiras.
  • É vedada a aplicação nos casos<br> de violência doméstica contra<br> a mulher penas de cesta básica.
  • O Poder Público apoiará a<br> criação de universidade aberta<br> para as pessoas idosas.
  • O adotante precisa ser pelo<br> menos dezesseis anos mais<br> velho do que o adotando.

OUÇA NOSSA VOZ

Faça seu cadastro para receber nosso informativo. É rápido e você tem acesso a conteúdo diferenciado.

ASSOCIAÇÃO LÊDA

ESCRITÓRIO - Av. Washington Luiz
Número 316, cj 114 - Gonzaga
Santos - São Paulo


TELEFONE - 55 13 3324-8108


E-MAIL - contato@associacaoleda.com.br

ASSOCIAÇÃO LÊDA MASCARENHAS DE QUEIROZ
Todos os direitos reservados | 2015 | Santos - SP | Desenvolvido por Prossiga COM