Projeto de educação ambiental e social capacita alunos de escola no Dique

Postado em 17/10/2016

A Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz iniciou na manhã de hoje projeto piloto Escola Estadual Francisco Meira, na Zona Noroeste, para promover por meio de oficinas a educação ambiental e social entre alunos do ensino fundamental que moram na região bem próxima ao Dique da Vila Gilda, considerada a maior favela em palafitas do Brasil, localizada no bairro Rádio Clube sobre uma área de preservação permanente.

"É neste contexto, pensando nas questões ambientais da região e também na formação de crianças e adolescentes, que iniciamos esta ação que busca capacitar e conscientizar alunos por meio de informação teórica e prática", explica a engenheira agrônoma Luciana Jandelli Gimenes, coordenadora do projeto, que conta com universitário voluntários para a realização de diversas atividades.

Luciana, que é mestre e doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo, e coordena projetos ambientais na Associação Lêda, detalha ainda que será implantada uma horta comunitária em conjunto com os alunos inscritos no projeto e desenvolvidas oficinas práticas de reciclagem de material e compostagem.

Dentro do programa traçado está prevista também a produção do sabão ecológico com os alunos a partir do próximo ano. Além de utilizar o óleo doméstico evitando que o mesmo seja lançado nas redes de esgoto - contaminando milhões de litros de água -, o sabão produzido será usado na própria escola e doado para famílias dos alunos.

"Nosso objetivo é contribuir, por meio da formação destes alunos, para melhoria na qualidade de vida da própria comunidade local, uma vez que serão multiplicadores do que vão aprender. Nem sempre a população tem conhecimento sobre o esgotamento dos recursos e reaproveitamento dos materiais e uma simples economia doméstica de água e outras pequenas atitudes podem contribuir muito para melhorar a qualidade de vida", afirma Luciana, destacando a importância do envolvimento da direção da escola no projeto. "Estamos contando com apoio total e acreditamos que podemos juntos fazer mais e melhor por uma comunidade que carece de informação prática para mudanças positivas".

Environmental and social education project empowers students of a school in Dique.
Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz started this morning a pilot project at Escola Estadual Francisco Meira, in the Northwestern Zone, to promote, through workshops, the environmental and social education of elementary school students who live in the area close to Dique da Vila Gilda, which is considered the largest stilt house slum in Brazil, located in the Rádio Clube district, on a permanent preservation area.

“It is in this context, taking the environmental issues of the area into account, as well as the education of children and teenagers, that we started this action, which seeks to empower students and raise awareness through theoretical and practical information”, explains the agricultural engineer Luciana Jandelli Gimenes, coordinator of the project, which also involves voluntary university students in the execution of several activities.

Luciana, who has a Master degree and a PhD degree in Plant Biodiversity and Environment from  Instituto de Botânica de São Paulo and coordinates environmental projects at Associação Lêda, further explains that a community vegetable garden will be implemented together with the students enrolled in the project, and practical workshops on material recycling and composting will be developed.
The program also includes the production of ecological soap with the students as of next year. Not only will the soap be produced using domestic oil – thus preventing it from being thrown in the sewerage system and contaminating millions of liters of water – but it will also be used in the school itself and given to the families of the students.

“Our purpose is to contribute, through the education of these students, to the improvement of the quality of life of the local community itself, since they will be multipliers of what the knowledge acquired. The population is not always aware of the exhaustion of resources and reuse of materials, and by simply saving water at home and performing other small actions they may largely contribute to improve the quality of life”, states Luciana, stressing the importance of the commitment of the school administration to the project. “We are counting on their full support  and we believe that together we can do more and better for a community which lacks practical information in order to change in a positive way”.