Passeio educativo enriquece conhecimento de alunos do Projeto Meu Ambiente

Postado em 11/11/2016

A terça-feira dia 8 de novembro amanheceu com cara de sexta-feira em uma região carente da Zona Noroeste, em Santos. Às 7h30, um ônibus com 50 lugares, quase lotado, partiu rumo a São Paulo levando alunos, professores e monitores do Projeto MEU AMBIENTE que a Associação Lêda desenvolve na Escola Estadual Professor Francisco Meira.

Os alunos que participam do projeto vivenciaram ricas experiências ao longo do dia. Primeiro conheceram a Unidade de Tratamento de Resíduos da Essencis, empresa líder no mercado brasileiro de multi soluções ambientais.

Lá assistiram palestra, visitaram instalações, conheceram de perto como se processa a separação do lixo e o conceito de aterro sanitário. Em seguida foram almoçar na Sociedade Benfeitora do Jaguaré, onde conheceram outros projetos. A organização não-governamental foi criada em 1958 por empresários para atender à grande demanda social na região do Jaguaré, em São Paulo. Atualmente, 1.700 crianças, jovens, adolescentes e adultos são beneficiados em projetos que envolvem o (Centro de Educação Infantil) de 0 a 4 anos, CCA (Centro para Criança e Adolescente) de 6 a 14 anos e Qualificação Profissional a partir de 15 anos.

"Além do conhecimento técnico obtido nas instalações da Essencis, a visita à sede da Sociedade Benfeitora do Jaguaré proporcionou um outro olhar para o grupo. Lá os alunos puderam conhecer projetos profissionalizantes e ter um bate-papo bem informal sobre reciclagem e aproveitamento de materiais para artesanato. Em situações semelhantes de vulnerabilidade social, como os alunos assistidos pela ONG do Jaguaré, eles puderam conferir o quanto ações educativas e culturais contribuem para superação de conflitos e crescimento pessoal", avaliou a coordenadora do Projeto MEU AMBIENTE, Luciana Jandelli. Ela destacou ainda que o passeio educativo foi possível graças à doação de colaboradores que arcaram com os custos da locação do ônibus.

Logo cedo, Ester Oliveira Santos, de 12 anos, estava animada com tanta novidade. Olhos atentos e surpresos. "Adorei o passeio porque aprendemos muito sobre reciclagem e a reutilização de materiais. Agora sei para onde vai o lixo e como separam as coisas. Também visitamos um outro local bem grande e conhecemos os cursos de lá, tudo de graça. A gente se divertiu bastante."

O curioso Valdson José Menezes, também aluno da EE Professor Francisco Meira, guardou bem as informações transmitidas, especialmente sobre o cuidado com a separação do lixo. "O dia todo foi bem legal. Agora sei que não posso colocar uma garrafa de vidro quebrada direto no lixo sem enrolar com jornal e escrever cuidado. Um gari pode se machucar e se cortar, é perigoso. Adorei o almoço, o lanche e a visita na ONG do Jaguaré. O lugar é bem grande e foi muito bom conhecer as oficinas e os laboratórios dos cursos."

ENTENDA O PROJETO

O projeto socioambiental MEU AMBIENTE foi implantado pela Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz em outubro na EE Prof. Francisco Meira. A escola encontra-se na região bem próxima ao Dique da Vila Gilda (Santos), considerada a maior favela em palafitas do Brasil. O Dique da Vila Gilda ocupa uma área de preservação permanente e na região vivem muitas famílias em situação de vulnerabilidade social.

O projeto foi iniciado em agosto e seu desenvolvimento na escola começou em outubro, A iniciativa busca promover, por meio de oficinas, a educação ambiental e social entre alunos do ensino fundamental que moram nesta região da Zona Noroeste. O foco é trabalhar questões sociais e ambientais, contribuindo para a formação de crianças e adolescentes.

Os alunos inscritos no projeto, sob a supervisão de monitores, já iniciaram o trabalho de implantação da horta comunitária. Está prevista ainda a produção do sabão ecológico, com a reutilização do óleo doméstico que deixará de ser lançado nas redes de esgoto - contaminando milhões de litros de água.