Projeto MEU AMBIENTE propaga conhecimento e cidadania

Postado em 11/06/2017

Eles começaram tímidos, mas com muita vontade em aprender. Lidaram com os desafios de semear e colher, enfrentaram as dificuldades da natureza e hoje estão mais unidos e ricos em conhecimento.

Eles são os alunos do projeto MEU AMBIENTE que a Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz desenvolve há 7 meses na Escola Estadual Francisco Meira, na Zona Noroeste. O projeto promove a educação ambiental e social entre adolescentes e crianças do ensino fundamental que moram na região bem próxima ao Dique da Vila Gilda, considerada a maior favela em palafitas do Brasil, localizada no bairro Rádio Clube sobre uma área de preservação permanente de Santos.

Além de participarem de oficinas, passeios pedagógicos e de atividades lúdicas, os alunos vivenciam na implantação da horta comunitária na escola experiências que vão além do conhecimento teórico e prático. "Contamos com um grupo de 25 alunos que tende a crescer", destaca a engenheira agrônoma Luciana Jandelli Gimenes, coordenadora do projeto.

Segundo Luciana, a equipe técnica ensina como cuidar do meio ambiente, abordando questões referentes à destinação do lixo, reciclagem, o tempo que os materiais demoram para se decompor na natureza, compostagem, a importância das minhocas e como enfrentar o ataque de pragas.

A VIVÊNCIA DA HORTA

Com a ajuda de voluntários, técnicos do projeto iniciaram há alguns meses a implantação de uma horta comunitária na escola. Os alunos conheceram todo o processo e as condições adversas que exigiram cuidados na preparação do terreno para instalação dos canteiros. Foram dias de esforço conjunto e mão na terra.

Muitas vezes, os alunos tiveram de enfrentar a perda de mudas frente à ação da natureza e ataque até de caramujos. "Este processo traduziu a eles a importância do trabalho em equipe e a necessidade de saber lidar com situações nem sempre favoráveis", explica Luciana, destacando que a oportunidade trouxe mais informação aos jovens.

"Foi bom poder transmitir conhecimento sobre o combate a formigas que atacam as hortas e também sobre os caramujos que são vistos em muitos locais da cidade, até mesmo na orla da praia. Eles aprenderam os cuidados sobre a catação e o que deve e não deve ser feito com eles", detalha a engenheira agrônoma.

Vencida a pior etapa, o grupo se fortaleceu e reiniciou semana passada o plantio introduzindo mudas de alface lisa e crespa. Neste sábado, 10 de junho, foi a vez do plantio das mudas de salsa, cebolinha, salvia, almeirão, couve manteiga e espinafre. Adolescentes e crianças motivados esperam agora o período da colheita. Também já foi iniciada a confecção da horta vertical.

ATIVIDADES EXTRAS

Desde que foi iniciado em outubro de 2016, o Projeto MEU AMBIENTE tem buscado envolver os alunos em atividades diversas. Os adolescentes já foram para São Paulo conhecer a Unidade de Tratamento de Resíduos da Essencis, empresa líder no mercado brasileiro de multi soluções ambientais. Aprenderam como se processa a separação do lixo e o conceito de aterro sanitário.

Também conheceram os projetos profissionalizantes da Sociedade Benfeitora do Jaguaré, organização não-governamental criada em 1958 por empresários para atender à grande demanda social na região do Jaguaré, em São Paulo. Em situações semelhantes de vulnerabilidade social, como os alunos assistidos pela ONG do Jaguaré, eles puderam conferir o quanto ações educativas e culturais contribuem para superação de conflitos e crescimento pessoal. Estas visitas monitoradas foram possíveis graças à colaboração de parceiros.

Além dos passeios monitorados, no último mês de maio, os alunos puderam ainda ofertar às suas mães vasos com plantas suculentas, preparados por voluntário do projeto. E muito mais vem por aí, adianta Luciana Jandelli. No segundo semestre, a previsão é instalar uma composteira caseira na escola.