Projeto Mentes Crescentes começa na ZNO de Santos

Postado em 05/06/2018

A Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz iniciou mais um projeto voltado a adolescentes em risco social. "MENTES CRESCENTES" busca capacitar jovens, melhorar sua auto-estima, contribuir para o seu crescimento pedagógico e ajuda a prepará-los para o mercado de trabalho por meio do aprendizado da língua inglesa. O projeto é desenvolvido em parceria com a escola APENGLISH e Sociedade de Melhoramentos do Jardim Bom Retiro (Zona Noroeste de Santos).

"MENTES CRESCENTES" começou a ser planejado a partir de uma demanda identificada entre alunos da EE Prof. Francisco Meire (Zona Noroeste), onde a Associação Lêda desenvolveu o Projeto MEU AMBIENTE.

Em conversas com voluntários da Associação Lêda, os próprios adolescentes manifestaram grande interesse em aprender inglês. Foram, então, selecionados aqueles que se destacaram nas oficinas ao longo de 2017 e que residem nos bairros Jd. Rádio Clube, Jd. Santa Maria e Jd. Bom Retiro.

Com uma pedagogia diferenciada desenvolvida pelo professor Guilherme Gyenge Doria Grunthal, estão sendo ministradas aulas de inglês aos sábados pela manhã nas instalações da Sociedade de Melhoramentos do Jardim Bom Retiro, que cedeu gratuitamente o espaço e também indicou alunos para participar.

"Estamos investindo neste projeto com o objetivo de proporcionar a estes jovens um crescimento pedagógico que vai contribuir também para a profissionalização no futuro", avalia a vice-presidente da Associação Lêda, Adriana Jandelli Gimenes.

Adriana destaca que todo o projeto envolve ação voluntária, mas é preciso da ajuda de apoiadores para a compra de apostilas e material escolar. "Com apenas 50 reais mensais podemos contribuir para mudar o futuro de adolescentes que têm sonhos de crescimento pessoal e profissional, mas que convivem com dificuldades imensas, em regiões carentes".

ENTENDA O CONCEITO MENTE CRESCENTE

O termo Mente Crescente vem do inglês GROWTH MINDSET, em que MINDSET (tradução similar a mentalidade) é uma “auto percepção” ou “teoria própria” da qual cada indivíduo tem de si mesmo. Acreditar que você é “inteligente” ou “não inteligente” é um exemplo simples desta auto percepção.
Segundo publicações de Carol Dweck, o termo MINDSET pode ser dividido de duas formas, FIXED (Fixas) e GROWTH (Crescentes).

Com uma MENTALIDADE FIXA, as pessoas acreditam que suas qualidades básicas, como inteligência e talento, não mudam. Elas passam a maior parte do tempo documentando suas qualidades ao invés de desenvolvê-las. Elas também acreditam que apenas o talento é capaz de gerar sucesso, sem considerar o esforço.

Em contrapartida, com uma MENTALIDADE CRESCENTE, as pessoas acreditam que suas habilidades mais básicas podem ser desenvolvidas através de dedicação e trabalho duro. Inteligência e talento são apenas o começo. Esta visão cria um amor pela aprendizagem e uma resiliência essencial para grandes realizações.

A diferença de mentalidades pode gerar um efeito profundo sobre o aprendizado, aquisição de habilidades, relacionamentos pessoais, sucesso profissional e muitas outras dimensões da vida.
Quando crianças que possuem uma MENTALIDADE FIXA erram, e eventualmente elas vão errar, elas acabam falando para si que não são capazes. Enquanto as que possuem MENTALIDADE CRESCENTE veem desafios e falhas como oportunidades para aprender.

Outras informações sobre o projeto e como ajudar podem ser obtidas enviando mensagem para contato@associacaoleda.com.br