Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz

ASSOCIAÇÃO LÊDA MASCARENHAS DE QUEIROZ    

PESQUISE NO SITE

 

FATOS & IDEIAS

Crescem projetos da Lêda voltados a crianças e jovens

Postado em 01/08/2019

As comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas. Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta dela e saber qual é o problema já é ter parte da solução.

Esse é o tema do novo Módulo da Oficina Preparação para o Mercado de Trabalho, desenvolvida por técnicos da Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz com jovens que residem na Zona Noroeste de Santos. O grupo está aumentando e as atividades também. Na aula desta semana, os alunos interagiram com o professor de teatro Gilberto Coelho e, sábado, novos integrantes da turma serão recepcionados com um café da manhã acolhedor.

Será realizado o primeiro Encontro da Família, com a participação dos responsáveis pelos alunos. Juntos vão trabalhar com o tema “Fortalecendo Vínculos Familiares”, explica uma das coordenadoras da oficina, a pedagoga Viviane Simone.

A Oficina Preparação para o Mercado de Trabalho é um projeto novo da Associação Lêda que desenvolve ainda o "Mentes Crescentes", lançado há um ano em resposta à demanda apresentado pelos próprios adolescentes que já participaram de outras atividades da associação. "Mentes Crescentes também tem o objetivo de capacitá-los para o mercado de trabalho por meio do aprendizado da língua inglesa, com material didático específico. Além disso, atua na melhora da autoestima e socialização", explica Adriana Jandelli Gimenes, vice-presidente da Lêda,  lembrando que os dois projetos são possíveis por conta da parceria  firmada com a Sociedade de Melhoramentos do Jardim Bom Retiro, onde são realizados.

Adriana destaca ainda outra iniciativa da Lêda, o Projeto MEU AMBIENTE, desenvolvido com alunos do ensino fundamental na E.E. Alzira Martins Lichti, morro da Nova Cintra (Santos). É lá que o grupo colhe literalmente os resultados na horta que foi implantada com o auxílio de técnicos, valorizando o trabalho em equipe e conhecendo de perto questões sobre sustentabilidade, reciclagem e respeito ao meio ambiente.

Todos os projetos da Associação Lêda buscam promover uma nova consciência entre crianças e jovens vulneráveis socialmente, promovendo direitos e cidadania. "Estamos completando cinco anos de um trabalho que exige dedicação, voluntariado e muitos desafios a serem superados, mas perceber o crescimento de crianças e adolescentes frente aos temas que abordamos é animador", avalia Octávio Luiz Mascarenhas de Queiroz, presidente da entidade.

A Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz nasceu com o espírito de luta pelos direitos humanos, em especial de crianças e dos adolescentes. Atuando conjuntamente há quase duas décadas em espaços como o Fórum da Criança, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Comissões Municipais e Intersetoriais, dentre outros, profissionais se uniram para transformar sonhos em práticas de promoção de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

  • Compete ao poder público<br> garantir a dignidade da<br> pessoa com deficiência ao<br> longo de toda a vida.
  • É proibido qualquer trabalho<br> a menores de 16 anos de<br> idade, salvo na condição de aprendiz.
  • A criança e o adolescente têm<br> assegurado acesso à escola pública<br> e gratuita próxima de sua residência.
  • Toda criança tem direito a<br> ser protegida contra o<br> abandono e a exploração<br> no trabalho.
  • É vedada a discriminação do idoso<br> nos planos de saúde pela<br> cobrança de valores diferenciados<br> em razão da idade.
  • A violência doméstica e familiar<br> contra a mulher constitui uma das<br> formas de violação dos direitos humanos.
  • Ao idoso internado ou em<br> observação é assegurado o<br> direito a acompanhante.
  • A Lei nº 11.438/06 estabelece<br> benefícios fiscais para estímulo<br> ao desenvolvimento do esporte.
  • É obrigação do Estado<br> garantir à pessoa idosa a<br> proteção à vida e à saúde.
  • O Estado protegerá as manifestações<br> das culturas populares, indígenas<br> e afro-brasileiras.
  • É vedada a aplicação nos casos<br> de violência doméstica contra<br> a mulher penas de cesta básica.
  • O Poder Público apoiará a<br> criação de universidade aberta<br> para as pessoas idosas.
  • O adotante precisa ser pelo<br> menos dezesseis anos mais<br> velho do que o adotando.

OUÇA NOSSA VOZ

Faça seu cadastro para receber nosso informativo. É rápido e você tem acesso a conteúdo diferenciado.

ASSOCIAÇÃO LÊDA

ESCRITÓRIO - Av. Washington Luiz
Número 316, cj 114 - Gonzaga
Santos - São Paulo


TELEFONE - 55 13 3324-8108


E-MAIL - contato@associacaoleda.com.br

ASSOCIAÇÃO LÊDA MASCARENHAS DE QUEIROZ
Todos os direitos reservados | 2015 | Santos - SP | Desenvolvido por Prossiga COM